terça-feira, 16 de setembro de 2014

CupCakes da Tay!

Olá Pessoal!! =) Demorei, mas voltei. Estou postando pouco pois estou a uma semana de começar a semana de provas então estou dando um up nos estudos. Mas não vou deixar o blog de lado não.
Hoje resolvi falar e mostrar pra vocês uma das minhas maiores paixões: Confeitaria. Especificamente os famosos e amados CupCakes! Desde muito tempo eu sabia que queria fazer Gastro, ser cozinheira etc... algo nessa área. Mas não tinha certeza porque eu amava também estudar a área de saúde. E o que me fez ter certeza do caminho que escolhi traçar foram esses bolinhos de encher os olhos e a barriga, claro rsrsrs

Em 2011 um primo meu que mora em Goiânia se casou e a condição dos meus pais me deixarem ir pro casamento seria conseguir o dinheiro pra viagem. Então, pedi pra minha cunhada, que já sabia fazer cupcakes, me ensinar a fazer e eu iria começar a vender. E nisso vi o quanto eu realmente sou apaixonada por cozinha. Consegui o dinheiro da passagem, dinheiro pra gastar lá e ainda continuei no negócio. No começo foi um pouco difícil, mas depois, quando o 'TayCakes' começou a ficar mais conhecido em Recife, eu tinha encomendas de 200 CupCakes para aniversários de 15 anos, chá de bebe, Chá Bar, Noivado, participei de Bazar com o TayCakes nas lanchonetes, levava pra vender no meu cursinho etc. Então tinha encomenda que eu ficava até 4h da manhã na cozinha. Colocava minha irmã, meu pai, minha mãe pra ajudar e no final dava tudo certo. hehehe E era uma grande satisfação pra mim. Ficava morta, mas satisfeita. Era um dinheiro que eu amava trabalhar pra conseguir. Parei de fazer quando fui pra Minas. Lá ainda fiz pra algumas festas de família mas não levei pra frente por conta de estudos, trabalho etc. Mas é uma coisa que eu AMO fazer, me dedico de verdade. Todas essas fotos são de CupCakes feitos por mim, tá? Morro de vontade de voltar a fazer e estou pensando seriamente nisso rsrs
Depois de um tempo fiz um curso pra me aperfeiçoar. Fiz na La Luna Escola Gastronômica, que fica na Imbiribeira, aqui em Recife mesmo, o curso A Magia dos CupCakes. Pra mim não 'adiantou' muito pois é um curso bem básico, e ensinou o que eu já sabia rs foi um dia só e é bem bacana pra quem tem curiosidade e vontade de aprender pra fazer em casa mesmo. Teve um custo de R$ 100,00.
E a lição que eu tive com o TayCakes é que nada é cansativo demais quando a gente ama o que faz. Vale a pena investir no que gosta, no que acredita, no que você almeja.

Eu ainda não apaguei a minha página de divulgação do TayCakes porque não tenho coragem kkkkk Quem quiser ver mais do meu trabalho, passa lá! Tem muito mais coisas bacanas.
Espero que tenham gostado e enchido a boca d'água. hahahahaha
https://www.facebook.com/TayCakes

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Doce de Leite na Panela de Pressão.

Tenho certeza que vocês já viram ou ouviram falar no doce de leite feito na panela de pressão com lata de leite condensado, né? Eu já tinha visto mas nunca tinha tentado e nem provado. Então, resolvi testar pra poder mostrar o resultado pra vocês.
Super fácil! Demora um pouco mas vale a pena, porque eu AMEI o resultado. Fica uma delícia, textura ótima e não dá vontade de parar de comer. Moro sozinha com a minha irmã, fiz antes de ontem e já tá acabando rsrs
Bom... vocês só vão precisar de uma lata de leite condensado, água e a panela de pressão.
Retirem todo o papel do rótulo da lata e coloquem a lata ainda fechada dentro da panela de pressão. Coloquem água até cobrir totalmente a lata. Fechem e levem ao fogo médio. Eu contei 30 minutos depois que a panela começou a chiar, mas não cozinhou por completo. Cozinhou bem nas laterais mas no meio ficou muito claro ainda. Então, indico vocês a colocarem uns 40 a 45 minutos. Depois desliguem, esperem toda a pressão sair e retire a lata com muito cuidado, pois a lata é de alumínio e fica BEM quente. Esperem esfriar, abram a lata e já podem se deliciar.
Já li em algum lugar que também dá pra fazer com a caixinha de leite condensado enrolando a caixinha com papel alumínio. Mas ainda não testei. Vou testar e depois conto pra vocês.
Reparem a diferença da cor do doce que estava na tampa e da colher que eu peguei bem do meio pra mostrar. Por isso indico colocar mais tempo do que eu coloquei.
Depois me contem se vocês fizerem e der certo, ok??


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ô trem bão, sô!

Olá Pessoal, espero que tenham gostado do primeiro post!! E resolvi fazer o segundo post sobre a deliciosa culinária da minha terrinha! Minas tem pratos inigualáveis e que pelo menos pra mim. não tem nada melhor. Amo Recife, claro! Mas eu não troco um bom tropeiro por um feijão verde de foma alguma hahaha
Eu fiz o curso de cozinheira lá em Belo Horizonte, antes de voltar a morar aqui em Recife e lá no curso tive um dia inteiro de aula só de comida mineira. Então vou passar um pouco do que aprendi pra vocês. Não tenho como colocar todas as receitas inteiras aqui, senão, ficaria muito grande, mas quem quiser as receitas só me mandar um email ou pedir aqui nos comentários que passo as receitas detalhadas pra vocês.
Petiscos:
Pão de Queijo com Pernil; Não tem como falar de Minas sem falar de Pão de Queijo, não é? E uma variação desse pãozinho que os mineiros mais adoram é ele bem recheado com um pernil de porco desfiado! (Deu até água na boca)
Torresmo; Mandioca com Manteiga de Garrafa ou Mandioca frita; Pastelzinho de Carne e Queijo; Minas é a capital da cachaça boa, então, é normal que os mineiros adorem um bom tira gosto!
Falando agora dos pratos quentes e os meus favoritos!
Não tem mineiro que não goste de uma boa Costelinha de porco com Canjiquinha. É meio difícil de achar aqui em Recife a canjiquinha mas já conseguimos achar em alguns lugares. O já citado acima, Pernil! De dar água na boca! A última vez que eu fiz Pernil, fiz pra acompanhar um purê temperado, maças carameladas e um arroz branco! O famoso frango com quiabo acompanhado de um angú é de lei comer na roça hahahaha Vaca atolada também é um clássico mineiro feito normalmente com costelão bovino e mandioca! E finalmente... o meu favorito: FEIJÃO TROPEIRO!
Fala sério, não tem feijão melhor!!  Pra quem não conhece, o feijão tropeiro leva o feijão carioca ou vermelho, farinha de mandioca ou de milho, ovo, bacon, linguiças e sempre acompanhado de uma couve refogada, torresmo, um bife de porco e arroz branco! Como dizem os mineiros, cheio de "trupicão". Lembrando de uma coisa: Mineiro AMA uma comidinha feita na panela de barro no fogão a Lenha! Quem não gosta, não é?
Pra sobremesa mais simples e delicioso impossível: Queijo com Goiabada ou Queijo com Doce de Leite! Não tem erro! Bom gente, se alguém quiser trazer um pouquinho de Minas pra mesa de casa estão aí algumas dicas! E vocês não fazem idéia de como meu coração apertou de saudade da minha terrinha escrevendo esse post! Com certeza essa semana vou fazer um desses pratos aqui em casa!! hahahaha




domingo, 7 de setembro de 2014

Saúde!

Resolvi fazer esse primeiro post sobre a matéria do meu primeiro período da faculdade que está me deixando mais apaixonada ainda pelo curso: Enofilia e práticas de Sommelier. 
Pra quem não sabe, o Enólogo e o Sommelier são os profissionais dos Vinhos! Era uma área que pra falar a verdade, eu nunca tinha me interessado antes, mas já na primeira aula me encantou muito! (E não vejo a hora de chegar nas aulas práticas haha) 
Bom, o Enólogo é o maior responsável pelo vinho. Desde a análise do solo até a comercialização do vinho já pronto. É uma profissão regulamentada no Brasil desde 2007 apenas. E para a formação do Enólogo é necessário passar pelos estudos de Vinicultura, Entomologia, Botânica, Microbiologia e outros. No Brasil atualmente existem apenas 4 instituições que oferecem a fomação em Enofilia. sendo que apenas uma delas oferece o curso em modalidade bacharelado, que é a Universidade Federal do Pampa. Já os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia nas cidades de Bento Gonçalves e Petrolina permitem a graduação em nível tecnológico. E, por fim, o curso da Universidade Federal de Pelotas permite a formação como técnico. 

Já o Sommelier tem o papel de apoiar os clientes na experiência de degustar o vinho no restaurante, elaboração da Carta de Vinhos, a manutenção do estoque e venda. Além dos serviços à mesa, sugerindo o vinho apropriado e sua harmonização com os alimentos.
E na matéria da faculdade é abordado sobre tudo isso em geral, além da história do vinho, análise sensorial entre outros temas relacionados ao vinho. O universo do vinho é imenso e apenas estou no começo do curso, então daqui pro final do período prometo fazer vários posts sobre os vinhos. Hoje coloquei mais uma explicação das profissões ligadas aos vinhos mesmo, mas espero que tenham ficado com água na boca esperando saber mais um pouco.
Aqui em Recife existe o curso de Sommelier profissional na La Luna Escola Gastronômica. O curso tem o custo de R$ 750,00 e já tem um programado para começar dia 13/09.
Quem gostou e se interessou pelo tema e querem mais informações eu indico visitar a coluna que o meu professor, Agostinho Lopes, escreve! Já li várias e adoro cada vez mais. O site é o http://www.restauranteemsp.com.br/blog e é só clicar no link da coluna "Vinhos e Afins" Vale a pena!
Essa frase o meu professor colocou na nossa última aula e eu amei, então resolvi compartilhar aqui com vocês.
"Eu preparo três taças para o moderado: uma para a saúde, que ele solverá primeiro. A segunda para o amor e o prazer e a terceira para o sono. Quando essa taça acabou, os convidados sábios vão para casa. A quarta taça é a menos demorada. mas é da violência; a quinta é a do tumulto; a sexta da orgia; a sétima do olho roxo; a oitava é a do policial; a nona da ranzinzice e a décima a da loucura e quebradeira dos móveis."  (Escrito atribuído a Eubulus (375 a.C).

Espero que tenham gostado!! Comentem e compartilhem, ok?
Próximo post será sobre.... SURPRESA!! hahahahaha




Piloto!

Olá!!! Conversando com a minha irmã tive a ideia de criar um blog sobre esse universo que tanto sou apaixonada: O da cozinha!
Vou me apresentar e apresentar também as minhas ideias pro Tempere a Gosto!
Me chamo Tayene Cerutti Louzada, tenho 20 anos, faço aniversário dia 05 de março, ou seja, sou pisciana. Nasci em Belo Horizonte e entre idas e vindas, moro atualmente em Recife, onde já morei no total por 13 anos. Atualmente estou fazendo a Graduação em Gastronomia pela Universidade Maurício de Nassau. Aluna ainda do primeiro período, mas já com uma boa bagagem no assunto por já ter feito alguns cursos, lido muito e inclusive, já ter trabalhado na área. Por enquanto estou me dedicando apenas a faculdade.
Criei o blog com a intenção de postar receitas, curiosidades, dicas, notícias, falar sobre o curso de Gastronomia e tudo relacionado as delícias da vida.
Já vou fazer o meu primeiro post sobre a minha matéria favorita desse primeiro período: Sommelier!
Espero de verdade que gostem!!